terça-feira, 2 de abril de 2019

Ovogênese em aves

Nas aves, diferentemente de mamíferos, apenas o lado esquerdo do sistema reprodutor feminino (SRF) se desenvolve (Figura 1).


Figura 1: Sistema reprodutor feminino das aves.
Fonte: McCracken, Kainer e Spurgeon (2004).

Durante a fase embrionária das aves ocorre a formação de ambos os lados do SRF. No entanto, o ovário e oviduto direito regridem devido à ação do hormônio anti-Mulleriano (AMH). O lado esquerdo não sofre regressão, pois apresenta uma quantidade maior de receptores de estrogênio, este tem a capacidade de inibir o efeito do AMH.

                Ovário


O ovário das aves apresenta folículos de diferentes tamanhos que se desenvolvem devido ao acúmulo de vitelo.


Em mamíferos durante um intervalo de vários dias ou semanas diversos folículos podem ovular, enquanto que em aves um único folículo ovula e o ovócito secundário (gema) é liberado, mas dentro de um intervalo mais curto, preferencialmente todos os dias. 


A hierarquia folicular refere-se a ordem em que os folículos ovulam os ovócitos secundários. Na Figura 2, estão apresentados folículos em diferentes estágios de desenvolvimento, 
de acordo com a hierarquia o maior folículo (F1) é o próximo a ovular, seguido por F2 e assim por diante.

Figura 2: Hierarquia dos folículos.
Fonte:<http://www.uff.br/webvideoquest/SE/rep.htm>.  Acesso em: 08 jan. 2018.
Além do desenvolvimento dos folículos, no ovário ocorre também a produção de hormônios: os androgênios, que são responsáveis pelas características sexuais secundárias da galinha (cristas e barbelas); a progesterona, que atua na secreção de albúmen e indução do pico de LH; e o estrogênio, que atua na síntese da gema e na mobilização de cálcio para a formação da casca (RUTZ et al., 2007).

                Oviduto


Quando ocorre a ovulação, o ovócito (gema) é liberado no oviduto. Esse diferente do oviduto dos mamíferos  é subdividido em infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina, e a maioria destas seções apresentam funções na formação dos ovos, estas estão listadas na Figura 3.

Figura 3: Seções do oviduto e suas funções.
Imagem adaptada de: Neves e Martins (2008). 
Fonte do conteúdo:<http://articles.extension.org/pages/65372/avian-reproductive-systemfemale> e <http://www.uff.br/webvideoquest/SE/formacao.htm>.  Acesso em: 08 jan. 2018.

REFERÊNCIAS
MCCRACKEN, T. O.; KAINER, R. A.; SPURGEON, T. L. Spurgeon - Atlas Colorido de Anatomia de Grandes Animais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
NEVES, D. P.; MARTINS, N. R. S. O Garnisé: criação, raças, doenças, vacinação. São Paulo: Editora Tecmedd, 2008.
RUTZ, F. et al. Avanços na fisiologia e desempenho reprodutivo de aves domésticas. Rev. Bras. Reprod. Anim., v. 31, n. 3, p. 307–317, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário